Comunicações

Comunicações

Dia 26/11/2012
Evento
Descrição
Local
Sessão 1
·         Ailton Monteiro de Oliveira (UFC) – A representação da morte no romance Vidas secas e em sua adaptação para as telas
·         Lívia Guimarães da Silva (UFPI) e Saulo Cunha de Serpa Brandão (UFPI) – Augusto dos Anjos: da morte ao amor
·         Ivo Hans da Silva Castro (UFPI) – O triunfo da reação sobre a ação: uma análise da morte como formação da religiosidade na personagem do conto “Agnus Dei”, de Patrícia Melo
·         Rosiane de Sousa Mariano Aguiar (UFRN) – “Versos como quem morre”: a poesia de Manuel Bandeira
·         Sayonara Bessa Cidrack (UFC) e Leidimara Soares Batista (UFC) – Reminiscência clássica na poesia encomiástica de Ângela do Amaral Rangel
Sala Multimídia (PPGLetras)
Sessão 2
·         Sharmilla O’hana Rodrigues da Silva (UFPI) – Juventude, rebeldia e sociedade em O apanhador no campo de centeio e em A estranha família de Igby
·         Antônio Lázaro Vieira Barbosa Junior (UFRN) – Os limites da transgressão em Flávia, cabeça, tronco e membros
·         Liívia Laene Oliveira dos Santos Drummond (UFBA) – O erotismo transgressivo de Georges Bataille
·         Sarah Maria Borges Carneiro (UFC) – Infância, identidade feminina, repressão e transgressão em “A pequena governanta”, de Katherine Mansfield
·         Aline Ribeiro Mendes (UECE) – Uma visão sadiana da obra Watchmen, de Alan Moore
Sala 01 (PPGLetras)
Sessão 3
·         Raquel Guimarães Mesquita (UFC) e Antônio Cristian Saraiva Paiva (UFC) – Figurações do feminino em Martha Medeiros: (des)amor e escrita de si
·         Paola Karyne Azevedo Jochimsen (UECE) e João Paulo Melo Fernandes (UECE) – Preconceito e exclusão social em Le Gone du Chaâba: marcas de um passado recente
·         Witallo da Cruz Fontineles (UFC) – As ideologias em torno da questão homoerótica na literatura brasileira: o caso de Bom crioulo, de Adolfo Caminha
·         Maria da Glória Ferreira de Sousa (UFC) – As princesas Disney: beleza, amor e a reafirmação feminina
·         João Paulo Melo Fernandes (UECE) e Paola Karyne Azevedo Jochimsen (UECE) – O feminino no romance francês do século XVII: La princesse de Clèves, de Madame de Lafayette
Sala 02 (PPGLetras)
Sessão 4
·         Sergio Krieger Barreira (UECE) – Das Totenschiff de B. Traven: livro “Revolucionário” (1926) e filme de aventura (1959). Um estudo de caso da posição de texto literário e de texto cinematográfico nos respectivos polissistemas
·         Sergia Antonia Martins de Oliveira Alves (UESPI) – Literatura e cinema: a dor e o riso da terra no filme Abril Despedaçado
·         Camila Araujo da Silva (UFC) – A tradução de O amante de Lady Chatterley para o cinema
·         Isadora Meneses Rodrigues (UFC) – As Horas: a tradução do fluxo de consciência literário para o cinema
·         Keyle Sâmara Ferreira de Souza (UESPI) – Múltiplas faces da mulher nordestina: tradução intersemiótica das identidades femininas no romance e no filme O Quinze
Miniauditório (PPGL)
Sessão 5
·         Isabelle Deolinda Pereira de Sousa (UFC) – Infância e desamor em Andersen e Dostoiévski
·         Margarida Pontes Timbó (UFC) – Aspectos da infância no conto “A menina”, de Natércia Campos
·         Jennifer Pereira Gomes (UFC) – Solidões: silêncio, devaneio e transcendência em Olhinhos de gato e Reino da solidão
·         Maria Lilian Martins de Abreu (UFC) – A simbologia da infância nas crônicas de Clarice Lispector e Ana Miranda
·         Wesclei Ribeiro da Cunha (UFC) – Rodrigo S.M., um narrador hesitante?
Sala 01 (Nucláss)
Sessão 6
·         Mariana Antonia Santiago Carvalho (UVA) – O tema morte narrado por Gabriel García Márquez na obra: Doze contos peregrinos
·         Marcia de Mesquita Araújo (UFC) – Henriqueta Lisboa e Maurice Blanchot: diálogo e concepção do fazer poético simbolizado pela morte
·         Hortência Siebra Silva (UFC) – A impossibilidade de morrer no (a)mar
·         Rafaela Carneiro Fernandes (UFC) e Delbert Lopes Reátegui (UFC) – O personagem Melquíades: da origem à morte
·         Fabiola Tânia Leitão Eulálio (UFPI) – A representação da morte no romance O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë
Sala 02 (Nucláss)
Sessão 7
·         Marília Angélica Braga do Nascimento (UFC) – O Cabeleira: a redenção do herói-bandido pelo amor
·         Sayuri Grigório Matsuoka (UFC) – Georges Bataille e o mal em Proust
·         Jéssica Fontenele Sales (UFC) – O grotesco e o mal no Frankenstein de Mary Shelley
·         Antonio Euclides Vega de Pitombeira e Nogueira (UFC) – As paixões de Juliana de O primo Basílio
·         Danio Bezerra Rebouças (UFC) e Luma Almeida de Freitas (UFC) – Oliverio Girondo: as vanguardas e a construção de identidades latino-americanas pós-Revolução Industrial
Sala 07 (Bloco Didático)
Sessão 8
·         Geórgia Gardênia Brito Cavalcante (UFC) – Visões de uma poeta: as múltiplas faces do Brasil na correspondência de Elizabeth Bishop
·         Nathan Matos Magalhães (UFC) – O poeta e sua sombra: Pedro Kilkerry à margem da crítica literária brasileira
·         Marco Antônio Vasconcelos (UECE) e Morgana Ferreira de Lima (UECE) – A afetuosidade dos morfemas ou a amorosidade das palavras: escolha e criação lexical na poesia amorosa de Carlos Drummond de Andrade
·         Lúcia Liberato Evangelista (UPorto) – Dar forma ao nada. Um diálogo entre a alguma poesia brasileira e portuguesa contemporânea
·         Elton Linton Oliveira Magalhães (UFBA) – Marginal é quem escreve à margem: considerações sobre a “poesia marginal” permeando a lírica de Paulo Leminski
Auditório José Albano
Dia 27/11/2012
Evento
Descrição
Local
Sessão 9
·         Luiz Henrique Cardoso dos Santos (UFC) – Gilgamesh e Marduk, heróis da antiguidade, versus Lilith, o demônio feminino
·         Marta Nayara Freitas (UFC) e Larisse Carvalho de Oliveira (UFC) – O discurso do Diabo queirosiano
·         Francisco Romário Nunes (UECE) – O mito do fim do mundo e a literatura apocalíptica
·         Sarah Maria Forte Diogo (UFMG) – Narrativas da violência em Tutaméia: terceiras estórias de João Guimarães Rosa
·         Gabriele Pereira Costa (FURG) As damas de branco: o amor e a morte nos lendários do Québec e do Rio Grande do Sul
Sala Multimídia (PPGLetras)
Sessão 10
·         Diego Nascimento Araújo (UFC) e Marcelo Magalhães Leitão (UFC) – O amor em tempos da sociedade líquida
·         Larisse Carvalho de Oliveira (UFC) – A visão retorcida do amor em Machado e Poe: frutos do fantástico ou da loucura?
·         Pedro Coelho de Deus Júnior (UESPI) – O bovarismo no amor em Vale Abraão de Manoel de Oliveira
·         Deyvid de Oliveira Pereira (UFC) e Sayonara Bessa Cidrack (UFC) – O sentimento amoroso em Beatriz Brandão: uma releitura de Virgílio
·         Luiz Carlos Santos Simon (UEL) – Amor de verdade e no superlativo sintético
Sala 01 (PPGLetras)
Sessão 11
·         Paulo César de Brito Teles Júnior (UFC) – O efeito parodístico nas peças Os acarnenses, As tesmoforiantes e As rãs, de Aristófanes
·         Elvis Freire da Silva (UFC) e Matheus Silva Vieira (UFC) – Releituras do mito de Sísifo: Se questo è um uomo de Primo Levi e Waiting for Godot, de Samuel Beckett
·         Pauliane Targino da Silva Bruno (UFC) – A identidade romana na tragédia Agamêmnon de Sêneca
·         Francisca Luciana Sousa da Silva (UFC) – Amor ou loucura? Eu e o Outro, por Medeia, de Eurípedes, e Elize Matsunaga
·         Matheus Silva Vieira (UFC) – Entre o criador que ignora e o demônio que se arrepende: a recategorização das personagens Deus e Diabo em O evangelho segundo Jesus Cristo
Sala 02 (PPGLetras)
Sessão 12
·         Francisco Alison Ramos da Silva (UFC) – Realidades possíveis em Infância, de Graciliano Ramos
·         Maria Thaís da Silva da Cruz (UECE) – Porque escrever? Em Jean-Paul Sartre
·         Saulo de Araújo Lemos (UFC) – Modos de existências de Galáxias
·         Vanessa Alves dos Santos Alcione Corrêa (UFPI) – Texaco, uma obra menor
·         Gylliany Ribeiro da Silva – Traçando territorialidades no sertão das Minas Gerais: os territórios e as marcas identitárias de Riobaldo Tatarana, o Urutu-Branco
Miniauditório (PPGL)
Sessão 13
·         Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos (UFC) – Genealogias e fabulações: a representação da identidade familiar no romance Galileia
·         Regina Helena Ribeiro Silva (UFC) – Zona de fronteira: uma discussão sobre gênero literário na escrita de A donzela e a moura torta
·         Tiago Barbosa Souza (UFPI) – Cantoria e slam: o público receptor-agente da produção
·         Leonildo Cerqueira Miranda (UFC) e Jéssica Thais Loiola Soares (UFC) – A relação feudal na poesia popular nordestina
·         Sylvie Dion (FURG) – Memória coletiva e tradição: histórias de morte e de fantasmas
Sala 01 (Nucláss)
Sessão 14
·         Ana Maria Cavalcante de Lima (UFC) – Memorial do Convento e o drama épico: trajetórias inversas, objetivos semelhantes
·         Jesus Frota Ximenes (UFC) – Manuel Canho: viagem e comportamento épico
·         Bárbara Almeida Porto (UFRN) – Um Ulisses no século XXI? - Uma viagem à Índia e a (des)construção do herói épico
·         Ângelo Bruno Lucas de Oliveira (UFC) – Espaços da escrita: a experiência catabática em A paixão segundo G.H.
Sala 02 (Nucláss)
Sessão 15
·         Gilson Soares Cordeiro (UECE) e Antonio Nilson Soares Cavalcante (UECE) – Uma certa ironia em L’etranger, de Albert Camus
·         Vandemberg Simão Saraiva (UFC) – 1871 – Shakespeare no Rio de Janeiro: edições, apresentações teatrais, críticas
·         Ana Clara Vieira Fernandes (UFC) – O que é o casamento? Aspectos da ironia e sua relação com a comédia de Alencar
·         Carolina de Aquino Gomes (UFC) – Riso n’As pelejas de Ojuara: o vocabulário da praça pública
·         Liziane Karina Menezes da Silva (UFC) e Elvis Freire da Silva (UFC) – Uma comédia de erros: riso e melodrama em Muito barulho por nada de Shakespeare
Sala 11 (Bloco Didático)
Sessão 16
·         Anna Marília Costa Leite (UFC) e Edilene Ribeiro Batista (UFC) – A mulher transgressora: uma análise comparativa entre A moça tecelã, de Marina Colasanti e o mito de Lilith
·         Milena Nobre (UFC) – Tecendo o universo feminino em Lisístrata: a respeito de deusas e mortais
·         Paulo César de Brito Teles Júnior (UFC) e Edilene Ribeiro Batista (UFC) – A mulher e a velhice: uma leitura dos contos "O grande passeio", "Feliz aniversário" e "Mas vai chover?", de Clarice Lispector
·         Felipe Hélio da Silva Dezidério (UFC) – O olhar de Jano: considerações sobre a função da arte em Alexandre Herculano
Auditório José Albano
Dia 28/11/2012
Evento
Descrição
Local
Sessão 17
·         Geyza Conceição da Costa Pereira (UFPI) e Crisadália Oliveira Rodrigues (UFPI) – Entre feitiços e fetiches: a identidade da mulher negra no romance Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem de Maryse Condé
·         Stefanie Soares Estevão de Faria (UFPI) – A feitiçaria como uma prática desviante na obra Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé
·         Crisadália Oliveira Rodrigues (UFPI) e Geyza Conceição da Costa Pereira (UFPI) – Sob a sombra da lua: maternidade negra no romance Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem
·         Luciléa Silva da Cruz (UFPI) e Lana Kaíne Leal (UFPI) – O negro sob o olhar do outro na obra Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé
·         Lana Kaíne Leal (UFPI) e Luciléa Silva da Cruz (UFPI) – O conceito de diáspora no romance Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé
Sala Multimídia (PPGLetras)
Sessão 18
·         Francisco Wilton Lima Cavalcante (UFC) – O homem pós-moderno e a fragilidade das identidades em romances de José Saramago
·         Paulo Henrique Passos de Castro (UFC) – O narrador cercado pelo seu próprio discurso: a problematização do fazer narrativo e sua figurativização em História do cerco de Lisboa, de José Saramago
·         Otávia Marques de Farias (UFC) – A constituição das identidades em Todos os nomes, de José Saramago: uma análise discursiva
·         Karine Costa Miranda (UFPI) e Geisiane Dias Queiroz (UFPI) – Sacrifício e dispersão: os desdobramentos da identidade na prosa poética de Mário de Sá-Carneiro
·         Tábata Cristina Eloi Lemos (UECE) – A identidade do narrador em Estorvo, de Chico Buarque de Hollanda
Sala 01 (PPGLetras)
Sessão 19
·         Alessandra Maria Magalhães (UFPI) – Apectos pós-coloniais presentes na obra Malinche de Laura Esquivel
·         Luiz Carlos Amorim de Oliveira (UFC), Elisângela Maria da Silva (UFC) e Laiane Ribeiro Paz (UFC) – A identidade de Úrsula e a sociedade de Macondo em Cien años de soledad
·         Geisiane Dias Queiroz (UFPI) e Karine Costa Miranda (UFPI) – Reflexões pós-modernistas acerca da obra Adão no Éden, de Carlos Fuentes
·         Solange Maria Soares de Almeida (UFC) – A dupla resposta de Platão à comédia de Aristófanes
Sala 02 (PPGLetras)
Sessão 20
·         Raimundo Nonato Alves Cavalcante (UFC) e Francisca Maria Mendes da (UFC) – Vanguardas e identidade: um estudo sobre Vicente Huidobro
·         Eloiza Bezerra da Silva (UFC) e Eline Aguiar Costa (UFC) – Amaranta vs. Remédios, A Bela: um constructo de identidades opostas em Cien años de soledad
·         Cristiele Almeida de Castro (UFC), Jesika Cavalheiro Gomes (UFC) e João Henrique Ferreira Lopes (UFC) – Identidade e vanguardas latino-americanas: Luis Palés Matos
·         Erimar Wanderson da Cunha Cruz (UFPI) – As faces da pós-modernidade no Cambio de piel de Carlos Fuentes
·         Cyro Roberto de Melo Nascimento (UFRN) – Aspectos do sublime em um problema de Jorge Luís Borges
Miniauditório (PPGL)
Sessão 21
·         Wilma Avelino de Carvalho (UFPI) – A construção da identidade moçabicana no conto “Os mastros do Paralém”, de Mia Couto
·         Lila Léa Carodos Chaves Costa (UFPI) e Juscelino Francisco Nascimento (UFPI) – José Eduardo Agualusa e António Lobo Antunes: estética, intertextualidade e memória
·         Francisco Elder Freitas Vidal (UFC) – Da estepe ao planalto: as identidades andarilhas angolanas
·         Anderson Ibsen Lopes de Souza (IFCE) – Lendo o racismo no Brasil de fins do século XIX na poesia de Cruz e Sousa
·         Morgana Ferreira de Lima (UECE) e Marco Antônio Vasconcelos (UECE) – A pequena flor da escrita: um estudo da relação entre paisagem e identidade em “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispectos
Sala 01 (Nucláss)
Sessão 22
·         Erico Gleria (UPM) e Patricia Trindade Nakagome (USP) – As histórias em quadrinhos e a literatura: a massificação da leitura
·         Manfred Rommel Pontes Viana Mourão (UVA) – A sangue frio pelas cartas de Truman Capote entre 1960 e 1965
·         Patrícia Trindade Nakagome (USP) e Erico Glerio (UPM) – Experiência com a leitura e a escrita: das obras literárias para a sala de aula
·         Elisiany Leite Lopes de Souza (UECE) – Educar é um gesto de amor: um estudo dos sentidos da educação nas crônicas cecilianas através dos conceitos bakhtinianos
·         Andrew Yan Solano Marinho (UFRN) – Vida e arte: a morte de Sibyl Vane
Sala 02 (Nucláss)
Sessão 23
·         Sara Silva Oliveira (UFC) – D’O Cortiço a Casa-Grande & Senzala: a construção do romance neo-realista nordestino
·         Sílvia Mayara Macedo da Silva (UFRN) – Representações sociais na ficção contemporânea: Dois Irmãos, Milton Hatoum
·         Maria de Jesus Castro de Oliveira (UFPI) e Walderice de Carvalho Rodrigues (UFPI) – Beira rio beira vida, facetas identitárias de uma sociedade marginalizada
·         Mayara Feitosa Nogueira (UVA) – O inacessível e nebuloso encontro com a autoridade: o poder invisível em O castelo de F. Kafka
·         Vivian Bueno Cardoso (UFG) – Um estudo interdisciplinar da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos: a tensão entre o socialismo e o capitalismo e a construção da personagem
Sala 12 (Bloco Didático)
Sessão 24
·         Charles Ribeiro Pinheiro (UFC) – A arte fotográfica na construção da ficção naturalista de Rodolfo Teófilo
·         Renata Aguiar Nunes (UFC) – Elementos recorrentes nos contos de Lima Barreto: ação dramática e eixo das narrativas
·         Benedito Teixeira de Sousa (UFC) – A narrativa de Gilberto Freyre: romance histórico ou história romanceada?
·         Enderson Felipe Rodrigues Andrade (UFC) – O centauro no jardim: uma investigação jurídico-literária acerca da personalidade
·         Paula Fabrisia Fontinele de Sá (UFPI) e Daniela Batista e Silva (UFPI) – O fio de cabelo de um sósia a outro: identidade em Le dictateur et le hamac
Auditório José Albano

OBSERVAÇÕES

1. As sessões de comunicação acontecerão sempre às 14h nas dependências do Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará;
2. Pedimos aos alunos que verifiquem a grafia de seu nome e do título do trabalho, atentando ao uso de maiúsculas, itálico e aspas, pois os certificados serão confeccionados com base nessa tabela  em caso de erro, por favor enviar e-mail à comissão organizadora;
3. A programação das sessões de comunicação está sujeita a mudanças.

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