Dia 26/11/2012
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Evento
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Descrição
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Local
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Sessão
1
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Ailton Monteiro de Oliveira (UFC) – A
representação da morte no romance Vidas
secas e em sua adaptação para as telas
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Lívia Guimarães da Silva (UFPI) e Saulo Cunha de Serpa Brandão
(UFPI) – Augusto dos Anjos: da morte ao amor
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Ivo Hans da Silva Castro (UFPI) – O triunfo da
reação sobre a ação: uma análise da morte como formação da religiosidade na
personagem do conto “Agnus Dei”, de Patrícia Melo
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Rosiane de Sousa Mariano Aguiar (UFRN) – “Versos
como quem morre”: a poesia de Manuel Bandeira
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Sayonara Bessa Cidrack (UFC) e Leidimara Soares
Batista (UFC) – Reminiscência clássica na poesia encomiástica de Ângela do
Amaral Rangel
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Sala Multimídia (PPGLetras)
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Sessão
2
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Sharmilla O’hana Rodrigues da Silva (UFPI) –
Juventude, rebeldia e sociedade em O
apanhador no campo de centeio e em A
estranha família de Igby
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Antônio Lázaro Vieira Barbosa Junior (UFRN) – Os
limites da transgressão em Flávia,
cabeça, tronco e membros
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Liívia Laene Oliveira dos Santos Drummond (UFBA) –
O erotismo transgressivo de Georges Bataille
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Sarah Maria Borges Carneiro (UFC) – Infância,
identidade feminina, repressão e transgressão em “A pequena governanta”, de
Katherine Mansfield
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Aline Ribeiro Mendes (UECE) – Uma visão sadiana da
obra Watchmen, de Alan Moore
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Sala 01 (PPGLetras)
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Sessão
3
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Raquel Guimarães Mesquita (UFC) e Antônio Cristian
Saraiva Paiva (UFC) – Figurações do feminino em Martha Medeiros: (des)amor e
escrita de si
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Paola Karyne Azevedo Jochimsen (UECE) e João Paulo
Melo Fernandes (UECE) – Preconceito e exclusão social em Le Gone du Chaâba: marcas de um passado recente
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Witallo da Cruz Fontineles (UFC) – As ideologias
em torno da questão homoerótica na literatura brasileira: o caso de Bom crioulo, de Adolfo Caminha
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Maria da Glória Ferreira de Sousa (UFC) – As
princesas Disney: beleza, amor e a reafirmação feminina
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João Paulo Melo Fernandes (UECE) e Paola Karyne
Azevedo Jochimsen (UECE) – O feminino no romance francês do século XVII: La princesse de Clèves, de Madame de
Lafayette
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Sala 02 (PPGLetras)
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Sessão
4
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Sergio Krieger Barreira (UECE) – Das Totenschiff de B. Traven: livro
“Revolucionário” (1926) e filme de aventura (1959). Um estudo de caso da
posição de texto literário e de texto cinematográfico nos respectivos
polissistemas
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Sergia Antonia Martins de Oliveira Alves (UESPI) –
Literatura e cinema: a dor e o riso da terra no filme Abril Despedaçado
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Camila Araujo da Silva (UFC) – A tradução de O amante de Lady Chatterley para o
cinema
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Isadora Meneses Rodrigues (UFC) – As Horas: a
tradução do fluxo de consciência literário para o cinema
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Keyle Sâmara Ferreira de Souza (UESPI) – Múltiplas
faces da mulher nordestina: tradução intersemiótica das identidades femininas
no romance e no filme O Quinze
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Miniauditório (PPGL)
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Sessão
5
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Isabelle Deolinda Pereira de Sousa (UFC) –
Infância e desamor em Andersen e Dostoiévski
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Margarida Pontes Timbó (UFC) – Aspectos da
infância no conto “A menina”, de Natércia Campos
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Jennifer Pereira Gomes (UFC) – Solidões: silêncio,
devaneio e transcendência em Olhinhos
de gato e Reino da solidão
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Maria Lilian Martins de Abreu (UFC) – A simbologia
da infância nas crônicas de Clarice Lispector e Ana Miranda
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Wesclei Ribeiro da Cunha (UFC) – Rodrigo S.M., um
narrador hesitante?
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Sala 01 (Nucláss)
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Sessão
6
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Mariana Antonia Santiago Carvalho (UVA) – O tema
morte narrado por Gabriel García Márquez na obra: Doze contos peregrinos
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Marcia de Mesquita Araújo (UFC) – Henriqueta
Lisboa e Maurice Blanchot: diálogo e concepção do fazer poético simbolizado
pela morte
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Hortência Siebra Silva (UFC) – A impossibilidade
de morrer no (a)mar
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Rafaela Carneiro Fernandes (UFC) e Delbert Lopes
Reátegui (UFC) – O personagem Melquíades: da origem à morte
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Fabiola Tânia Leitão Eulálio (UFPI) – A
representação da morte no romance O
morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë
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Sala 02 (Nucláss)
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Sessão
7
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Marília Angélica Braga do Nascimento (UFC) – O Cabeleira: a redenção do
herói-bandido pelo amor
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Sayuri Grigório Matsuoka (UFC) – Georges Bataille
e o mal em Proust
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Jéssica Fontenele Sales (UFC) – O grotesco e o mal
no Frankenstein de Mary Shelley
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Antonio Euclides Vega de Pitombeira e Nogueira
(UFC) – As paixões de Juliana de O
primo Basílio
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Danio Bezerra Rebouças (UFC) e Luma Almeida de
Freitas (UFC) – Oliverio Girondo: as vanguardas e a construção de identidades
latino-americanas pós-Revolução Industrial
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Sala 07 (Bloco Didático)
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Sessão
8
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Geórgia Gardênia Brito Cavalcante (UFC) – Visões
de uma poeta: as múltiplas faces do Brasil na correspondência de Elizabeth
Bishop
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Nathan Matos Magalhães (UFC) – O poeta e sua
sombra: Pedro Kilkerry à margem da crítica literária brasileira
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Marco Antônio Vasconcelos (UECE) e Morgana
Ferreira de Lima (UECE) – A afetuosidade dos morfemas ou a amorosidade das
palavras: escolha e criação lexical na poesia amorosa de Carlos Drummond de
Andrade
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Lúcia Liberato Evangelista (UPorto) – Dar forma ao
nada. Um diálogo entre a alguma poesia brasileira e portuguesa contemporânea
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Elton Linton Oliveira Magalhães (UFBA) – Marginal
é quem escreve à margem: considerações sobre a “poesia marginal” permeando a
lírica de Paulo Leminski
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Auditório José Albano
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Dia 27/11/2012
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Evento
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Descrição
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Local
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Sessão
9
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Luiz Henrique Cardoso dos Santos (UFC) – Gilgamesh
e Marduk, heróis da antiguidade, versus Lilith, o demônio feminino
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Marta Nayara Freitas (UFC) e Larisse Carvalho de
Oliveira (UFC) – O discurso do Diabo queirosiano
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Francisco Romário Nunes (UECE) – O mito do fim do
mundo e a literatura apocalíptica
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Sarah Maria Forte Diogo (UFMG) – Narrativas da
violência em Tutaméia: terceiras
estórias de João Guimarães Rosa
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Gabriele Pereira Costa (FURG) – As damas de branco: o amor e a
morte nos lendários do Québec e do Rio Grande do Sul
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Sala Multimídia (PPGLetras)
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Sessão
10
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Diego Nascimento Araújo (UFC) e Marcelo Magalhães
Leitão (UFC) – O amor em tempos da sociedade líquida
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Larisse Carvalho de Oliveira (UFC) – A visão
retorcida do amor em Machado e Poe: frutos do fantástico ou da loucura?
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Pedro Coelho de Deus Júnior (UESPI) – O bovarismo
no amor em Vale Abraão de Manoel de
Oliveira
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Deyvid de Oliveira Pereira (UFC) e Sayonara Bessa
Cidrack (UFC) – O sentimento amoroso em Beatriz Brandão: uma releitura de
Virgílio
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Luiz Carlos Santos Simon (UEL) – Amor de verdade e
no superlativo sintético
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Sala 01 (PPGLetras)
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Sessão
11
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Paulo César de Brito Teles Júnior (UFC) – O efeito
parodístico nas peças Os acarnenses,
As tesmoforiantes e As rãs, de Aristófanes
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Elvis Freire da Silva (UFC) e Matheus Silva Vieira
(UFC) – Releituras do mito de Sísifo: Se
questo è um uomo de Primo Levi e Waiting
for Godot, de Samuel Beckett
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Pauliane Targino da Silva Bruno (UFC) – A
identidade romana na tragédia Agamêmnon de Sêneca
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Francisca Luciana Sousa da Silva (UFC) – Amor ou
loucura? Eu e o Outro, por Medeia,
de Eurípedes, e Elize Matsunaga
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Matheus Silva Vieira (UFC) – Entre o criador que
ignora e o demônio que se arrepende: a recategorização das personagens Deus e
Diabo em O evangelho segundo Jesus
Cristo
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Sala 02 (PPGLetras)
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Sessão
12
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Francisco Alison Ramos da Silva (UFC) – Realidades
possíveis em Infância, de
Graciliano Ramos
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Maria Thaís da Silva da Cruz (UECE) – Porque
escrever? Em Jean-Paul Sartre
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Saulo de Araújo Lemos (UFC) – Modos de existências
de Galáxias
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Vanessa Alves dos Santos Alcione Corrêa (UFPI) – Texaco, uma obra menor
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Gylliany Ribeiro da Silva – Traçando
territorialidades no sertão das Minas Gerais: os territórios e as marcas
identitárias de Riobaldo Tatarana, o Urutu-Branco
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Miniauditório (PPGL)
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Sessão
13
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Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos (UFC) –
Genealogias e fabulações: a representação da identidade familiar no romance Galileia
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Regina Helena Ribeiro Silva (UFC) – Zona de
fronteira: uma discussão sobre gênero literário na escrita de A donzela e a moura torta
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Tiago Barbosa Souza (UFPI) – Cantoria e slam: o
público receptor-agente da produção
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Leonildo Cerqueira Miranda (UFC) e Jéssica Thais
Loiola Soares (UFC) – A relação feudal na poesia popular nordestina
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Sylvie Dion (FURG) – Memória coletiva e tradição:
histórias de morte e de fantasmas
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Sala 01 (Nucláss)
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Sessão
14
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Ana Maria Cavalcante de Lima (UFC) – Memorial do Convento e o drama épico:
trajetórias inversas, objetivos semelhantes
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Jesus Frota Ximenes (UFC) – Manuel Canho: viagem e
comportamento épico
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Bárbara Almeida Porto (UFRN) – Um Ulisses no
século XXI? - Uma viagem à Índia e a (des)construção do herói épico
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Ângelo Bruno Lucas de Oliveira (UFC) – Espaços da
escrita: a experiência catabática em A
paixão segundo G.H.
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Sala 02 (Nucláss)
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Sessão
15
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Gilson Soares Cordeiro (UECE) e Antonio Nilson
Soares Cavalcante (UECE) – Uma certa ironia em L’etranger, de Albert Camus
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Vandemberg Simão Saraiva (UFC) – 1871 –
Shakespeare no Rio de Janeiro: edições, apresentações teatrais, críticas
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Ana Clara Vieira Fernandes (UFC) – O que é o
casamento? Aspectos da ironia e sua relação com a comédia de Alencar
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Carolina de Aquino Gomes (UFC) – Riso n’As pelejas de Ojuara: o vocabulário da
praça pública
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Liziane Karina Menezes da Silva (UFC) e Elvis
Freire da Silva (UFC) – Uma comédia de erros: riso e melodrama em Muito barulho por nada de Shakespeare
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Sala 11 (Bloco Didático)
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Sessão
16
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Anna Marília Costa Leite (UFC) e Edilene Ribeiro
Batista (UFC) – A mulher transgressora: uma análise comparativa entre A moça
tecelã, de Marina Colasanti e o mito de Lilith
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Milena Nobre (UFC) – Tecendo o universo feminino
em Lisístrata: a respeito de deusas e mortais
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Paulo César de Brito Teles Júnior (UFC) e Edilene
Ribeiro Batista (UFC) – A mulher e a velhice: uma leitura dos contos "O
grande passeio", "Feliz aniversário" e "Mas vai
chover?", de Clarice Lispector
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Felipe Hélio da Silva Dezidério (UFC) – O olhar de
Jano: considerações sobre a função da arte em Alexandre Herculano
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Auditório José Albano
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Dia 28/11/2012
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Evento
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Descrição
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Local
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Sessão
17
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Geyza Conceição da Costa Pereira (UFPI) e
Crisadália Oliveira Rodrigues (UFPI) – Entre feitiços e fetiches: a
identidade da mulher negra no romance Eu,
Tituba, Feiticeira... Negra de Salem de Maryse Condé
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Stefanie Soares Estevão de Faria (UFPI) – A
feitiçaria como uma prática desviante na obra Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé
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Crisadália Oliveira Rodrigues (UFPI) e Geyza
Conceição da Costa Pereira (UFPI) – Sob a sombra da lua: maternidade negra no
romance Eu, Tituba, Feiticeira... Negra
de Salem
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Luciléa Silva da Cruz (UFPI) e Lana Kaíne Leal
(UFPI) – O negro sob o olhar do outro na obra Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé
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Lana Kaíne Leal (UFPI) e Luciléa Silva da Cruz
(UFPI) – O conceito de diáspora no romance
Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé
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Sala Multimídia (PPGLetras)
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Sessão
18
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Francisco Wilton Lima Cavalcante (UFC) – O homem
pós-moderno e a fragilidade das identidades em romances de José Saramago
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Paulo Henrique Passos de Castro (UFC) – O narrador
cercado pelo seu próprio discurso: a problematização do fazer narrativo e sua
figurativização em História do cerco de
Lisboa, de José Saramago
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Otávia Marques de Farias (UFC) – A constituição
das identidades em Todos os nomes,
de José Saramago: uma análise discursiva
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Karine Costa Miranda (UFPI) e Geisiane Dias
Queiroz (UFPI) – Sacrifício e dispersão: os desdobramentos da identidade na
prosa poética de Mário de Sá-Carneiro
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Tábata Cristina Eloi Lemos (UECE) – A identidade
do narrador em Estorvo, de Chico
Buarque de Hollanda
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Sala 01 (PPGLetras)
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Sessão
19
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Alessandra Maria Magalhães (UFPI) – Apectos
pós-coloniais presentes na obra Malinche
de Laura Esquivel
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Luiz Carlos Amorim de Oliveira (UFC), Elisângela
Maria da Silva (UFC) e Laiane Ribeiro Paz (UFC) – A identidade de Úrsula e a
sociedade de Macondo em Cien años de
soledad
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Geisiane Dias Queiroz (UFPI) e Karine Costa
Miranda (UFPI) – Reflexões pós-modernistas acerca da obra Adão no Éden, de Carlos Fuentes
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Solange Maria Soares de Almeida (UFC) – A dupla
resposta de Platão à comédia de Aristófanes
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Sala 02 (PPGLetras)
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Sessão
20
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Raimundo Nonato Alves Cavalcante (UFC) e Francisca
Maria Mendes da (UFC) – Vanguardas e identidade: um estudo sobre Vicente
Huidobro
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Eloiza Bezerra da Silva (UFC) e Eline Aguiar Costa
(UFC) – Amaranta vs. Remédios, A Bela: um constructo de identidades opostas
em Cien años de soledad
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Cristiele Almeida de Castro (UFC), Jesika
Cavalheiro Gomes (UFC) e João Henrique Ferreira Lopes (UFC) – Identidade e
vanguardas latino-americanas: Luis Palés Matos
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Erimar Wanderson da Cunha Cruz (UFPI) – As faces
da pós-modernidade no Cambio de piel
de Carlos Fuentes
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Cyro Roberto de Melo Nascimento (UFRN) – Aspectos
do sublime em um problema de Jorge Luís Borges
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Miniauditório (PPGL)
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Sessão
21
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Wilma Avelino de Carvalho (UFPI) – A construção da
identidade moçabicana no conto “Os mastros do Paralém”, de Mia Couto
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Lila Léa Carodos Chaves Costa (UFPI) e Juscelino
Francisco Nascimento (UFPI) – José Eduardo Agualusa e António Lobo Antunes:
estética, intertextualidade e memória
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Francisco Elder Freitas Vidal (UFC) – Da estepe ao
planalto: as identidades andarilhas angolanas
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Anderson Ibsen Lopes de Souza (IFCE) – Lendo o
racismo no Brasil de fins do século XIX na poesia de Cruz e Sousa
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Morgana Ferreira de Lima (UECE) e Marco Antônio
Vasconcelos (UECE) – A pequena flor da escrita: um estudo da relação entre
paisagem e identidade em “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispectos
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Sala 01 (Nucláss)
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Sessão
22
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Erico Gleria (UPM) e Patricia Trindade Nakagome
(USP) – As histórias em quadrinhos e a literatura: a massificação da leitura
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Manfred Rommel Pontes Viana Mourão (UVA) – A
sangue frio pelas cartas de Truman Capote entre 1960 e 1965
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Patrícia Trindade Nakagome (USP) e Erico Glerio
(UPM) – Experiência com a leitura e a escrita: das obras literárias para a
sala de aula
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Elisiany Leite Lopes de Souza (UECE) – Educar é um
gesto de amor: um estudo dos sentidos da educação nas crônicas cecilianas
através dos conceitos bakhtinianos
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Andrew Yan Solano Marinho (UFRN) – Vida e arte: a
morte de Sibyl Vane
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Sala 02 (Nucláss)
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Sessão
23
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Sara Silva Oliveira (UFC) – D’O Cortiço a Casa-Grande
& Senzala: a construção do romance neo-realista nordestino
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Sílvia Mayara Macedo da Silva (UFRN) –
Representações sociais na ficção contemporânea: Dois Irmãos, Milton Hatoum
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Maria de Jesus Castro de Oliveira (UFPI) e
Walderice de Carvalho Rodrigues (UFPI) – Beira
rio beira vida, facetas identitárias de uma sociedade marginalizada
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Mayara Feitosa Nogueira (UVA) – O inacessível e
nebuloso encontro com a autoridade: o poder invisível em O castelo de F. Kafka
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Vivian Bueno Cardoso (UFG) – Um estudo
interdisciplinar da obra São Bernardo,
de Graciliano Ramos: a tensão entre o socialismo e o capitalismo e a
construção da personagem
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Sala 12 (Bloco Didático)
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Sessão
24
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Charles Ribeiro Pinheiro (UFC) – A arte
fotográfica na construção da ficção naturalista de Rodolfo Teófilo
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Renata Aguiar Nunes (UFC) – Elementos recorrentes
nos contos de Lima Barreto: ação dramática e eixo das narrativas
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Benedito Teixeira de Sousa (UFC) – A narrativa de
Gilberto Freyre: romance histórico ou história romanceada?
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Enderson Felipe Rodrigues Andrade (UFC) – O centauro no jardim: uma investigação
jurídico-literária acerca da personalidade
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Paula Fabrisia Fontinele de Sá (UFPI) e Daniela
Batista e Silva (UFPI) – O fio de cabelo de um sósia a outro: identidade em Le dictateur et le hamac
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Auditório José Albano
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OBSERVAÇÕES
1. As sessões de comunicação acontecerão sempre às 14h nas dependências do Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará;
2. Pedimos aos alunos que verifiquem a grafia de seu nome e do título do trabalho, atentando ao uso de maiúsculas, itálico e aspas, pois os certificados serão confeccionados com base nessa tabela – em caso de erro, por favor enviar e-mail à comissão organizadora;
3. A programação das sessões de comunicação está sujeita a mudanças.
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