Convidados

Convidados


Maria Zilda Ferreira Cury


Graduada em Letras (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1975), Mestra em Estudos Literários: Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1988). Pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle- Paris III (1999). Professora Titular de Teoria da Literatura pela UFMG (Concurso de Títulos e Provas em 1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou o projeto de pesquisa "Intelectuais e vida pública: mediações e migrações", financiado pelo CNPq a que seu projeto individual de pesquisa -"Imigrantes na literatura"- encontrava-se vinculado. Participou, como pesquisadora, no projeto de pesquisa "Topografia da cultura: representação, espaço e memória" coordenado pela Profa. Dra. Sara del Carmen Rojo vinculado ao Convênio UFMG/ Università degli Studi di Bologna. Coordena o Projeto de pesquisa Espaços da Literatura Contemporânea. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: imigrantes, intelectuais e vida pública, modernismo, literatura e espaço urbano. Atualmente, tem se dedicado ao estudo das representações do espaço na Literatura Brasileira , partindo de reflexões sobre o Imaginário Literário da Mobilidade nas literaturas contemporâneas. A pesquisa, com enfoque comparativo, faz incursões nas literaturas canadense (principalmente à produzida no Quebec) e nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena o Projeto de pesquisa Espaços na Literatura Contemporânea"


Tércia Montenegro


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Tércia é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Lingüística (2008), também pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Publicou os livros de contos O Vendedor de Judas (Fortaleza: Edições UFC, 1998; 2ed, Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003), que recebeu o prêmio Funarte e foi selecionado para o PNBE, do MEC, em 2008, e Linha Férrea (São Paulo: Lemos Editorial, 2001), que recebeu a Bolsa para Escritores Brasileiros da Biblioteca Nacional e venceu o Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult, em 2000. Escreveu ainda o ensaio biográfico Oliveira Paiva (Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003) e participou das antologias 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Rio de Janeiro: Record, 2004), Contos Cruéis (São Paulo: Geração Editorial, 2006), Quartas Histórias contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (São Paulo: Garamond, 2006), Contos de agora (São Paulo: Livro Falante, 2007) e Capitu mandou flores (São Paulo: Geração Editorial, 2008). Seu livro de contos O resto de teu corpo no aquário (Fortaleza: Secult, 2005) recebeu o Prêmio Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em 2004. Publicou também os livros infantis Um pequeno gesto (Fortaleza: Demócrito Rocha / APDMCE, 2006), O gosto dos nomes (Fortaleza: Seduc, 2006, 2ª ed., IMEPEH, 2007), Vítor cabeça-de-vento (Brasília: Conhecimento, 2008), História de uma calça (Fortaleza: Littere, 2008) e As ruas de Marte (Fortaleza: Conhecimento, 2010), além dos juvenis Instruções para beijar (Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010), Cores de gatos e rosas (Fortaleza: Conhecimento, 2010), Rachel: o mundo por escrito (Fortaleza: Demócrito Rocha, 2010) e As ruas de Marte (Conhecimento, 2010). Atualmente, Tércia também é uma das editoras da revista de literatura e artes Para Mamíferos e cronista do jornal O Povo. Em abril de 2012, foi publicado o seu mais recente livro de contos, O tempo em estado sólido, que recebeu o prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura e o prêmio nacional Ideal Clube de Literatura, dois anos atrás. 

Marcelo Almeida Peloggio



É professor adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Letras também pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Educação Ambiental. Desde setembro de 2011, coordena o Grupo de Estudos de Estética, Literatura e Filosofia (GEELF), como atividade de extensão, na Universidade Federal do Ceará.



Ana Marcia Alves Siqueira 


Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1992), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP(1998) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo -USP (2007). Professora adjunta do Departamento de Literatura e da Pós-Graduação em Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, é pesquisadora da área de Literatura Portuguesa e Literatura comparada entre as literaturas portuguesa e brasileira, especialmente, obras e autores ligados à medievalidade e/ou ao Romantismo. Atualmente coordena o grupo de pesquisa; Tradição, mitos e lendas: estudos de literatura comparada; e é membro do Conselho Científico da EntreLetras, revista da Pós-Graduação em Letras da UFT.


Stélio Torquato Lima


Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008). É professor adjunto de Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa na Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Popular, Literaturas Africanas, Memórias e Identidades. É escritor, com publicações premiadas na área da Literatura de Cordel.




Alcione Correa Alves



Possui graduação em Letras (Licenciatura em Língua Moderna - Francês; obtido em 2005), Mestrado em Letras (na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, especialidade de Literaturas Francesa e Francófonas; obtido em 2008) e Doutorado em Letras (na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, especialidade de Literaturas Francesa e Francófonas; obtido em 2012), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou, de 2003 a 2007, do projeto de pesquisa "Dicionário de Figuras e Mitos literários das Américas", sob a coordenação da Profa. Dra. Zilá Bernd (que resultou em publicação homônima, pela Editora da UFRGS/Tomo Editorial, em 2007). Participou, de 2008 a 2010, do projeto de pesquisa "Imaginário insubmisso: releitura comparada da mobilidade cultural nas Américas", também sob a coordenação da Profa. Dra. Zilá Bernd (que resultou em publicação intitulada Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos, pela Editora Literalis, em 2010). Tem experiência de pesquisa em literaturas de língua francesa, com ênfase em literaturas afrocaribenhas; mais recentemente, tem também se dedicado a problemas de cunho teórico, desenvolvendo pesquisas de caráter transdisciplinar relativos a um corpus mais amplo de literaturas americanas, nas línguas francesa e espanhola. Atualmente, é Professor Adjunto, nível I, da Universidade Federal do Piauí.


Alexandre Almeida Barbalho 




Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- 1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC- 1993), mestrado em Sociologia pela UFC (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). É professor adjunto do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira. É autor de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (Unijuí, 1998); Cultura e imprensa alternativa (UECE, 2000); Lívio Xavier. Cultura e política (A Casa, 2003), A modernização da cultura (UFC, 2005), Textos Nômades: Política, cultura e mídia (CCBNB, 2008). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador de: Letras ao sol. Antologia comentada da literatura cearense (com Oswald Barroso - Fund. Demócrito Rocha, 1998), Comunicação e cultura das minorias (com Raquel Paiva - Paulus, 2005); Políticas Culturais no Brasil (com Albino Rubim - UFBA, 2007); Comunicacão para a cidadania: Questões teóricas e metodológicas (com Bruno Fuser e Denise Cogo - Intercom, 2010) e Comunicacão e cidadania: Questões contemporâneas (com Bruno Fuser e Denise Cogo - Fund. Demócrito Rocha, 2011).

Airton de Farias



É escritor, bacharel em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em história pela Universidade Estadual do Ceará, e mestre em História pela UFC. Airton de Farias vem se destacando nos últimos anos na produção de obras sobre a história cearense. Recentemente, Airton de Farias passou a escrever livros paradidáticos para editoras nacionais (Um Olhar sobre os Governos militares, A Vinda da Família Real, Feudalismo, Alexandre Magno etc. Em 2011, lançou Uma Breve História da África, pela Editora SAS. Nesse mesmo ano lançou pela Editora Moderna o livro Ceará, Nossa História, voltada para o ensino fundamental. Atualmente, leciona em faculdades, grandes escolas e cursos pré-vestibulares de Fortaleza, além de ministrar aulas no Estado.



Carlos Augusto Lima de Oliveira


Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006). Poeta, professor de literatura e gestor cultural. Doutorando em Literatura na Universidade Federal do Ceará (UFC).




Gabriela Frota Reinaldo




Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), atualmente é professora adjunta do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Semiótica, com ênfase em Comunicação Social e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mito, tradução intersígnica e entre culturas, literatura e Vilém Flusser e João Guimarães Rosa.



Roseli Barros Cunha


Graduação em Letras Português- Espanhol pela USP (1993) Licenciatura em Letras Português- Espanhol pela USP (1997) Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) USP (1999) Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) USP (2005) Professora-adjunto II de Língua Espanhola e Literaturas em Língua Espanhola na Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de Letras, como docente e pesquisadora, com ênfase em Literatura Hispano-Americana. Investiga os seguintes temas: transculturação narrativa, cultura, tradução literária, América Latina 



Cid Ottoni Bylaardt

Possui graduação em Letras (1976) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Coimbra, Portugal. É professor adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Ceará, com projeto de pesquisa denominado Esvaziamento da História nas Literaturas Brasileira e Portuguesa Contemporâneas. Tem mais de uma centena de textos publicados sobre literatura e cultura brasileira e portuguesa. Escreve também poemas e romances. É músico amador (instrumento: piano), com interesse em música brasileira e internacional (clássica e erudita). Tem dezesseis anos de experiência administrativa e pedagógica como diretor de instituições educacionais. Acumulou larga experiência de ensino e elaboração de material didático em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, inclusive para cursos a distância (Telecurso 2000 FRM e UAB-UFCVirtual) e projetos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.


Carlos Augusto Viana da Silva


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Especialização em O Teatro Moderno em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1999), Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e Doutorado em Letras (Descrição e Análise Linguísticas) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Bahia -UFBA (2007). Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará- UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, tradução e língua inglesa.



Ana Maria César Pompeu



Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa com suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou um estágio pós-doutoral (Letras Clássicas) na Universidade de Coimbra, em Portugal (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras Clássicas, com ênfase em Teatro Clássico, atuando principalmente nos seguintes temas: Aristófanes, Comédia Antiga, Aristófanes e Platão, Pólis e Comédia, Justiça e Comédia, Mulher e Comédia, Crítica Literária em Aristófanes.



            

Orlando Luiz de Araújo




Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor adjunto II da Universidade Federal do Ceará, onde atua na Graduação em Letras Clássicas e no Programa de Pós-Graduação em Letras.



Sarah Diva da Silva Ipiranga


Doutora em Educação Brasileira com a tese Imagens da infância: crianças, aprendizagem e formação nos contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector (UFC - 2010), possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (O mal da língua: violência e linguagem nos contos de Rubem Fonseca -1997) e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1986). Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará e atua principalmente nas seguintes áreas: literatura brasileira, teoria da literatura e literatura comparada Pesquisadora de Literatura Cearense, escreveu o livro ;O sol na palavra: a literatura cearense sob o signo solar.


Cleudene de Oliveira Aragão


Fez sua graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1998). Defendeu em dezembro de 2006 sua tese sobre Ensino da Literatura na Universidade, feita na Universitat de Barcelona. Atualmente é professora de língua e literatura espanholas no Curso de Letras e de linguística aplicada no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (espanhol e literatura), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, ensino da literatura, formação de leitores, fomento à leitura, ensino de língua espanhola, uso do texto literário no ensino de línguas. http://gpleer.webnode.com.br/



Douglas Carlos de Paula Moreira


É professor efetivo do Curso de Letras da UECE, com mestrado em Literatura Brasileira pela UFC. Estuda a interface entre a literatura, a psicanálise e a filosofia, operacionalizando conceitos e categorias desses três campos. Dedica-se às obras de Barthes, Blanchot, Freud, Lacan, Nietzsche e Foucault, principalmente aos textos desses pensadores sobre a linguagem, o sujeito e o discurso. Atualmente desenvolve estudos sobre a instância do inconsciente na prosa de Cornelio Penna, como parte integrante do Doutorado em Literatura Comparada da UFC.





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