Identidade latino-americana na Literatura será tema de mesa redonda no IX EIEL



Na tarde da terça-feira, dia 27 de novembro, das 16h30 às 18h o IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários apresenta a mesa redonda “Aspectos da identidade latino-americana na Literatura”, composta pelos professores Cleudene de Oliveira Aragão (UECE), Marcelo Peloggio (UFC) e Roseli Barros Cunha (UFC). A mesa discutirá, entre outros assuntos a busca da identidade multicultural e controvertida de nosso continente desde a sua “descoberta”, passando pelos ensaístas do século XIX até o grande momento de reconhecimento mundial de nossa produção literária, entre as décadas de 1960 e 1970, com o chamado boom literário e contrastá-lo à nova narrativa. Participe!


Saiba mais sobre os debatedores

Cleudene de Oliveira Aragão (UECE)
A Profa. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão teve sua tese transformada no livro Xosé Neira Vilas e Rachel de Queiroz: fabuladores artífices, publicado na Galicia, publicado em 2000. Na obra, Cleudene Aragão traça um paralelo entre Rachel de Queiroz e o Xosé Neira Vilas, construindo uma abordagem inovadora da escritora cearense e do ficcionista galego. Em 2011, ganhou o Prêmio Osmundo Pontes de ensaios com este trabalho.

Marcelo Peloggio (UFC)
O Prof. Dr. Marcelo Peloggio, estudioso da obra de José de Alencar, analisa o autor cearense estabelecendo um diálogo entre as ideias acerca do Brasil de José de Alencar (estéticas, políticas, filosóficas) e aquelas ligadas às mais importantes correntes de pensamento de sua época. Marcelo Peloggio se preocupa, também, em verificar de que forma a identidade nacional é construída através da obra alencarina.

Roseli Barros Cunha (UFC) 
A Profa. Dra. Roseli Barros Cunha, obteve os títulos de mestra e doutora pela USP. Na sua tese de doutorado intitulada Transculturação narrativa: seu percurso na obra crítica de Ángel Rama, Roseli Barros analisa aspectos da cultura e transculturação narrativa com ênfase na produção literária da América Latina. 

Leave reply

Back to Top