Poesia e política no Brasil dos anos 70



A relação entre arte literária e política será destaque do IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários (EIEL) na manhã do dia 27 de novembro, na mesa redonda “Poesia e Política (década de 1970)”. Os professores Carlos Augusto Lima, doutorando em Literatura na UFC e professor da Uece, Alexandre Barbalho (Uece) e a professora Arminda Serpa (Uece) tratarão de algumas iniciativas literárias e produtos culturais que marcaram a literatura e o jornalismo nos anos 70, período politicamente conturbado da história brasileira, em plena ditadura militar.

"A mesa é sobre a criação de lugares possíveis, lugares políticos, tentativas de ação, fala e gesto dentro da produção de poesia da década de 70", afirma Carlos Augusto Lima. Sua explanação abordará o tema "Táticas de sobrevivência, estratégias da poesia: o poeta Cacaso e o espírito do não".

Já o professor Alexandre Barbalho deverá discutir a experiência da revista O Saco - publicação produzida no Ceará na segunda metade da década de 70 -, como modelo de cultura e imprensa alternativa. Armida Serpa, professora da Uece, tomará a poesia de Ana Cristina César como molde para discutir o tema "Como rasurar a paisagem:Censura Impossível do Poeta".

Leave reply

Back to Top